Tema do concurso

A AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, convidam as Escolas da Rede Eco-Escolas de qualquer grau de ensino a participar num concurso de Hortas Escolares. O "Prémio AGROBIO / ABAE de Hortas Bio nas Eco-Escolas" é atribuído a projetos que:

  • Promovam hortas escolares de acordo com os princípios da Agricultura Biológica (A.B.).
  • Constituam um modelo de sustentabilidade e de envolvimento da comunidade escolar e envolvente.
  • Promovam uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar.
  • Promovam a interdisciplinaridade e demonstrem um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.

Condições de participação

Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o território nacional que possuam hortas escolares conduzidas de acordo com os princípios da A.B.:

  • sem a aplicação de produtos químicos de síntese, não autorizados na A.B.,
  • com culturas consociadas, incluindo hortícolas e aromáticas
  • demonstrando o envolvimento activo dos alunos
  • com condições de sustentabilidade para além do corrente ano lectivo.

As hortas podem concorrer em 3 escalões:

  • horta pequena - até 50m²
  • horta grande - superior a 50m²
  • horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja diretamente no solo...)

A apresentação da horta a concurso realizar-se-á através do envio de 3 conjuntos de fotografias (com um mínimo de 1 e um máximo de 6 fotografias), em diversas épocas do ano e de uma descrição onde devem ser clarificados alguns aspectos, através da resposta ao seguinte questionário:

Questionário Hortas Bio

  1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
  2. Área aproximada da horta (m²)
  3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
  4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
  5. Quem trata da horta?
    1. N.º de professores envolvidos
    2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
    3. N.º de alunos envolvidos
    4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
    5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos
  6. Como são envolvidas as famílias?
  7. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos.
  8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
  9. Como é feita a preparação do solo?
  10. É feita compostagem? Se sim, como e com que materiais?
  11. Quais as culturas / consociações instaladas?
  12. Apresentar um desenho/croqui da horta.
  13. Como é feita a gestão da rega?
  14. Houve ataques de pragas e/ou doenças? Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?
  15. Existem animais de criação ligados à horta? Se sim, que espécies?
  16. Refira outras atividades se realizam em torno da horta (ex. mercados, concursos, confeção de alimentos, ...).

A inscrição e apresentação das fotos e informações solicitadas deverá realizar-se aqui.

Prazos

  • 26 de fevereiro: inscrição e upload do 1º conjunto de fotografias
  • 29 de abril: upload do 2º conjunto de fotografias
  • 9 de junho: upload da 3º conjunto de fotografias e conclusão do questionário de descrição da horta
  • 15 de julho: divulgação dos premiados

Processo de selecção

O júri será constituído por elementos da ABAE, AGROBIO e elementos da Comissão Nacional das Eco-Escolas.

O júri reserva-se o direito de rejeitar qualquer candidatura que não satisfaça as condições do concurso.

Critérios de avaliação

Os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes princípios:

  • Devem preencher os objectivos do concurso:
    • Promover hortas escolares de acordo com os princípios da A.B.
    • Constituir um modelo de sustentabilidade e de envolvimento da comunidade escolar e envolvente.
    • Promover uma abordagem centrada na inclusão e a participação activa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, moral e social, bem como para a sua educação alimentar.
    • Promover a interdisciplinaridade e demonstrar um planeamento integrado das actividades ao longo do ano e sua integração curricular.
  • Será dada particular atenção a:
    • Originalidade, biodiversidade da horta e sustentabilidade do projeto.
    • Utilização de recursos locais.
    • Envolvimento ativo dos alunos em todas as etapas, fomentando a inclusão social.
    • Integração da comunidade escolar e envolvimento das famílias.

Prémios

Serão premiadas três escolas / hortas escolares em cada escalão.
Os prémios a atribuir são os seguintes:

  • 1º prémio: Compostor
  • 2º Prémio: Cesto papeleiro Extruplás
  • 3º Prémio: Ação de sensibilização AGROBIO sobre “Alimentação Saudável”

Todos os premiados receberão ainda um livro didático, vasos biodegradáveis e Sementes Vivas. Os premiados presentes na cerimónia do galardão Eco-Escolas 2016 receberão ainda um kit com Aromáticas Vivas

Os prémios serão atribuídos às escolas vencedoras no Dia das Bandeiras Verdes 2016.